REGULAMENTO INTERNO - CÓDIGO DE CONDUTA

Nosso Blog

SABE O QUE É REGULAMENTO INTERNO, CÓDIGO DE CONDUTA?

Empresário, ações trabalhistas podem levar a sua empresa a ruína, cuidado!

Empresário, diversas condutas empresariais das mais graves até as mais simples, podem resultar na interposição de ações trabalhistas perante a justiça do trabalho e levar sua empresa à ruina, VERDADE!!

Para evitar este tipo de situação, TODA e qualquer empresa deve buscar ajuda de um advogado empresarial trabalhista, que seja técnico, competente e que desenvolva as melhores estratégias para a sua empresa.

Assim, com certeza diminuirá os riscos de um passivo trabalhista e aumentará significativamente as chances de se ter êxito em uma possível demanda trabalhista, como também sua empresa será mais organizada. 

Sabemos o quanto é doloroso ter que arcar com o pagamento de ações trabalhistas vultuosas, portanto é de suma importância que desenvolva um bom contrato de trabalho (desenvolvido por um advogado)  regulamento interno, código de conduta e tenha se necessário a implementação de um banco de horas.

Invista em sua empresa, não permita que a ruína chegue até vocês.

Será que todos os profissionais são capacitados para elaboração de tais documentos? Pense nisso!

A economia nacional está retomando seu fluxo, por isso, este é o momento de repensar a forma de ser e fazer sua empresa crescer e ter lucratividade.

Você sabe o que é o código de conduta ?

O código de conduta é um manual de conduta que vale para todos aqueles que se relacionam com a organização, sendo assim é um dever de conduta o que eu espero e o que eu não tolero de conduta dentro da organização, com os terceirizados, clientes, fornecedores, órgãos públicos, ou seja, todos os colaboradores.

Dessa forma, o código de conduta, na grande maioria das vezes, é um documento público encontrado nos sites das empresas para que todos aqueles que têm interesse em se relacionar com a empresa saibam como a mesma age e espera agir.

O objetivo é deixar claro a sua posição acerca de assédio moral e sexual, trabalho infantil, trabalho escravo, recebimento de presentes, relacionamento com órgãos públicos, questões relacionadas à fraudes e propina, entre outros assuntos, bem como o que deve ser feito e a quem procurar caso algo aconteça.

Os temas de um código de conduta se repetem, mas isso não quer dizer que a redação se repita, portanto, cuidado ao elaborar um código de conduta não replicando ou copiando de outras empresas, pois esse documento deve estar pautado e adequado de acordo com a visão, missão e valores da organização. Além disso, por ser uma ferramenta geral e aplicado a todas as pessoas não deve possuir sanções e sim, deveres de conduta.

Você sabe o que é regulamento interno? 

 
 regulamento interno é um documento interno da empresa, para com os seus empregados, estabelecidas unilateralmente pelo empregador, ou seja, somente a empresa, utilizando-se de seu poder diretivo, é quem dita tais regras, cabe ao empregado cumpri-las de acordo com o estabelecido.

 

Entretanto, tais regras não podem violar direitos já assegurados por lei, acordo ou convenção coletiva, situação em que o empregador estará contrariando o art. 9º da CLT o que, por conseguinte, caracterizariam atos nulos de pleno direito.


O regulamento interno contém regras de organização dentro do ambiente de trabalho, regras de disciplina, utilização dos equipamentos de proteção individual e coletivo, utilização do veículo da empresa, pagamento de décimo terceiro, 
 tempo disponível para marcação do cartão de ponto, transferências de local de trabalho, utilização dos benefícios concedidos; possibilidade da empresa abrir um procedimento de sindicância em caso de falta grave, utilização de aparelhos eletrônicos e redes sociais no ambiente de trabalho, enfim, várias regras particulares para aqueles que têm com a empresa um vínculo de emprego.

 

Dessa forma, o objetivo do regulamento interno é disciplinar regras gerais a todos aqueles empregados ou um grupo de empregados de determinado setor. Por isso, ele não será disponibilizado ao público, mas somente para aqueles que interessam, ou seja, os empregados.

 


 

Você sabe o que é contrato de trabalho?

O contrato de trabalho é o principal documento celebrado entre empregador e o empregado no qual são fixadas as normas que regularão aquela relação, ou seja os deveres e direitos de cada parte.

Dessa forma, um contrato bem redigido e elaborado por um profissional capacitado pode livrar uma empresa de inúmeras ações trabalhistas e futuras dores de cabeça.

Nossa equipe irá oferecer soluções que geram maior segurança, agregando esforços no crescimento do seu negócio, reduzindo os riscos, custos e assim prevenindo demandas trabalhistas.

Tenha uma gestão eficaz!! clique abaixo no link

Entre em contato através do nosso WhatsAp e BUSQUE AJUDA!·       

Gostou do conteúdo? Compartilhe!