Nosso Blog

BANCÁRIO SAIBA OS SEUS DIREITOS

Se você é bancário, além do horário de intervalo acrescido do adicional, inúmeros serão os seus direitos, vejamos :

Alguns exemplos de Direitos devidos aos  Bancários;

  • Ação horas extras (7ª e 8ª)
  • Ação horas extras gerenciais
  • Ação horas extras simples
  • Auxílio-alimentação
  • Ação de incorporação
  • Desvio de função
  • Ação de quebra de caixa
  • Ação de intervalo de descanso para a mulher
  • Equiparação salarial
  • Ressarcimento pelo uso de carro particular
  • Assédio moral – cobrança de metas

Principais ações para bancários

 

AÇÃO –  HORAS INTRA JORNADA 

Todo bancário que habitualmente trabalhe mais de 06 (seis) horas diárias no caso de , assistente j6, caixa, têm direito a receber o pagamento da hora de intervalo + horas extras exercidas acima da jornada (7ª, 8ª, 9ª, horas extras), com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) e reflexos sobre 13º salários, férias + 1/3, FGTS e RSR (repouso semanal remunerado) e outros.

AÇÃO HORAS EXTRAS (7ª E 8ª)

Todo bancário que exerça ou tenha exercido a função de ( Analistas JR; Analista Pleno; Analista Sênior), tem direito a reivindicar   o pagamento de duas horas extras (7ª e 8ª), acrescido do  adicional de 50% (cinquenta por cento) e reflexos em 13º salários, férias + 1/3, FGTS e RSR (repouso semanal remunerado) e outros, nos casos do Consultor/ Especialista, fará jus  a 7 e 8 hora e além destas.

AÇÃO HORAS EXTRAS GERENCIAIS

Se a sua resposta Bancário for ” EU NÃO POSSO DEMITIR, CONTRATAR, ETC.. você possivelmente não exerçe o cargo de confiança.

Portanto aquele gerente (de contas, de relacionamento) que habitualmente trabalhe mais de 8 (oito) horas diárias, passará a ter direito a receber o pagamento das horas extras exercidas acima da jornada (9ª, 10ª, 11ª…), com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) e reflexos sobre 13º salários, férias + 1/3, FGTS e RSR (repouso semanal remunerado) e outros. As horas extras prestadas têm como base de cálculo todas as parcelas que compõem a remuneração.

AÇÃO DE INCORPORAÇÃO

Os exercentes de cargos comissionados e de cargos de confiança são remunerados pelo banco por intermédio das seguintes rubricas: gratificação de função, CTVA, Porte e/ou APPA. É possível, à luz do princípio da condição mais benéfica já incorporada ao contrato de trabalho, requerer, para os empregados que por mais de dez anos que desempenharam cargos daquela natureza e que foram dispensados sem justo motivo, a incorporação ao salário destas rubricas.

DESVIO DE FUNÇÃO

O chamado desvio de função ocorre quando um bancário está fazendo serviço pico de outro cargo que não o seu. Por exemplo, um empregado é Técnico Bancário Novo, mas efetivamente exerce tarefas e atividades picas de um Técnico de Fomento ou de um Analista. Neste tipo de ação, pleiteia-se o pagamento das diferenças salariais entre o cargo efetivamente exercido pelo empregado e o cargo o qual a atividade ou tarefa exercida corresponde. Estas diferenças também englobam a gratificação de função e o CTVA, além de incidirem sobre 13º salários, férias + 1/3, FGTS e RSR (repouso semanal remunerado).

AÇÃO DE QUEBRA DE CAIXA

Todo bancário, exercente de função comissionada que manuseia dinheiro e se sujeita à diferenças no final do expediente (caixa, avaliador de penhor e tesoureiro), tem o direito de pleitear o recebimento mensal da quebra de caixa.

AÇÃO DE INTERVALO DE DESCANSO PARA A MULHER

Toda bancária, que até setembro de 2015 tenha trabalhado em jornada extra, faz jus ao pagamento de quinze minutos extras por dia em que prestou o sobrelabor, tendo em vista a não concessão pelo banco do intervalo previsto no antigo artigo 384 da CLT.

Segue abaixo uma demonstração de hierarquia de departamento:

Assistente J6

Analista Junior (I)

Analista Pleno (II)

Analista Sênior (III)

Especialista/Consultor art. 224 caput

Coordenador

Gerente

Superintendente – Geralmente não se tem muitos direitos, infelizmente!

Segue abaixo uma demonstração de hierarquia em agência:

Caixa

Gerente de Relacionamento

Gerente Administrativo/ Operacional

Gerente Geral

Gerente Regional

Apresentação

Seja bem vindo ao maior escritório de advocacia para bancários de Minas Gerais!

ABRAS MOUTRAN ADVOCACIA  conta com uma equipe com mais de 20 anos de experiência nesta área jurídica, entregando serviço de excelência aos seus clientes.

Nossa história é marcada por uma prestação de serviços segura, ágil, eficiente e acima de tudo personalizado, tendo como um dos nossos pilares a individualidade do nosso cliente.

O nível de excelência dos nossos serviços prestados  se deve não apenas à estrutura que é disponibilizada, mas principalmente pela metodologia de trabalho utilizada,  cuja experiência é fundamental para se obter a vitória.

Nosso maior pilar é a valorização do cliente,   o atendimento impecável que procuramos oferecer. Por isso, procuramos ser extremamente transparentes quando se trata de informações processuais. Informamos ao nosso cliente todas as principais decisões de 1ª, 2ª e 3ª instâncias, que são as 3 decisões mais importantes do processo.

Atuamos em todo o Brasil,  com advogados experientes e comprometidos com nossos valores e será uma honra te ter em nosso quadro de clientes.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (31)99853-2682

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!